Dança, canto e teatro: da Broadway pra Campinas
- Natália Mariotto
- 22 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
Esse aqui é mais um post sobre arte. Vamos falar aqui do desenvolvimento do Teatro Musical em Campinas e para isso, daremos uma introdução a respeito de seu surgimento.
O Teatro Musical surgiu na Europa, mas teve seu maior desenvolvimento nos Estados Unido. Ele chegou ao Brasil no século IX, com o teatro de revista e, a partir da década de 60, todo espetáculo produzido no país tem influências americanas.

Adaptação do Musical Rei Leão no Brasil
Nesta modalidade, a dança e o canto possuem um espaço maior, diferenciando-se assim do teatro tradicional, em que a interpretação é o principal quesito.
A popularização deste tipo de espetáculo em Campinas vem aumentando. Hoje em dia são cerca de cinco cursos de teatro musical oferecidos por academias de dança e pelo Sesi Amoreiras, único que é gratuito. Nesses espaços são realizados musicais amadores, reunindo no elenco, tanto pessoas sem experiência quanto aquelas que já possuem algum tipo de conhecimento ligado à dança, ao canto ou à interpretação.
O único musical produzido profissionalmente em Campinas foi o espetáculo “Raul Seixas e o Fã”, estrelado por Jota Peron e dirigido por Ton Crivelaro.

Cena do Musical Raul Seixa e o Fã em Campinas
Os ensaios dos musicais nos cursos de montagem sempre são focados naquilo que será apresentado, portanto são oferecidas aulas de dança, teatro e canto direcionadas para a montagem em questão. O tempo de duração e preparação do espetáculo é determinado pela própria companhia.

Ensaio do coro da adaptação Musical Mamma Mia
Dentro do musical, existem os personagens e o elenco. Para a escolha daqueles que interpretarão os personagens, a companhia realiza testes em que o interessado mostra seu talento com cenas do musical original e ainda com o canto, levando preparada uma música para apresentar aos jurados.
Hoje em dia, a academia Estação da Dança Adriana Pizzato, está produzindo o Musical Mamma Mia. Juliana Hilal, diretora do espetáculo nos contou que, por trabalhar com um elenco muito heterogêneo e ter um tempo muito curto para a realização do projeto, as adaptações são pensando nisso.
“[...] O desafio maior é nivelar, pegar pessoas com grau de conhecimento muito diferente e fazer com que no palco eles aparentem iguais [...] A adaptação é na medida do possível, bem próxima do musical original, porque essa é a proposta para que o pessoal vivencie o que é o Mamma Mia de verdade.”

Coreografias e músicas são inseridas nas cenas

Ensaio da música Money, Money
O diretor musical Danilo Luz, regente do coro, fala da aproximação das músicas do curso montagem com o Musical original.
“A gente está usando as versões que já foram executadas na montagem da Broadway no Brasil [...]”
Para quem está participando, a diversão e o aprendizado são o que mais aparecem. Vitor Rocha interpreta Bill, um dos pais da personagem Sophie no Musical, e fala sobre suas expectativas.
“É uma experiência muito maravilhosa. Aquece a alma. A maior dificuldade é encaixar tudo. [...] A expectativa é altíssima. Não vejo a hora de acontecer.”

Personagens em cena dão um show
O espetáculo estreia nos dias 29, 30 e 31 de Julho no teatro Castro Mendes.
E ai, gostaram? Vocês podem saber mais de tudo que está acontecendo na montagem do musical acessando a página no Facebook “Workshop Mamma Mia Campinas”.
Acompanhem também a matéria "Dançar é Possível" que fizemos do grupo de dança para mães de Barão Geraldo.
Comments